Sindicato dos Trabalhadores Rurais pede apoio do Legislativo de FW em defesa da agricultura familiar

por Gustavo Menegusso publicado 26/04/2024 11h20, última modificação 26/04/2024 11h19
Presidente da entidade esteve na Câmara de Vereadores na terça-feira, 23, e destacou várias reivindicações da categoria, que estarão na pauta do Grito da Terra Brasil 2024

Pauta do Grito da Terra Brasil foi entregue aos vereadores (Foto: André Santos)

Em visita à Câmara de Vereadores na terça-feira, 23, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Frederico Westphalen (STR-FW) participaram de um diálogo com os parlamentares da Casa Legislativa. O momento ocorreu no Plenário Hilário Piovesan, antes da Sessão Ordinária.

Na oportunidade, o presidente do STR, Amarildo Manfio, apresentou várias reivindicações dos agricultores familiares que estarão na pauta do Grito da Terra Brasil 2024, movimento nacional que irá ocorrer na Capital Federal, nos dias 20 e 21 de maio.

– Fizemos um pedido para vocês, vereadores, pois sabemos que cada um tem seu vínculo com Brasília, para que falem com seus deputados para que sejam aumentados os valores do Plano Safra e mantido o Proagro, porque sem esses recursos a nossa agricultura não estaria no tamanho que ela está. Só para termos uma ideia, em 2023, o valor do Proagro (seguro agrícola) em FW foi de R$ 19 milhões e se o governo quiser tirar isso, como irá ficar a nossa agricultura familiar mediante a previsão de uma nova estiagem? A agricultura familiar realmente precisa de um discurso que se aproxime mais da prática –, ressaltou Manfio.

O presidente do sindicato ainda destacou outras demandas da categoria, tais como, aumentar os recursos exclusivos para o Pronaf Crédito; elevar o teto de Renda Bruta Anual (RBA) de enquadramento das famílias ao crédito do Pronaf e Pronamp; implementar o programa Desenrola Rural, de renegociação de dívidas; criar política nacional de pesquisa e inovação para a agricultura familiar, com foco no clima, na produção sustentável e sustentabilidade ambiental; regulamentar a Lei Nº 14.119/2021, que institui a Política Nacional de Pagamentos por Serviços Ambientais; criar Programa Nacional de Enfrentamento, Mitigação e Adaptação aos Impactos das Mudanças Climáticas; dentre outras.

Acesse a pauta completa do Grito da Terra Brasil 2024 aqui!

Moção de Apoio em defesa da agricultura familiar

Após a manifestação do presidente do STR, os vereadores destacaram a importância das reivindicações dos agricultores e se propuseram a elaborar uma Moção de Apoio em defesa da agricultura familiar e à pauta do Grito da Terra Brasil 2024. Após aprovado em plenário, o documento será encaminhado a todos os deputados da Bancada Gaúcha, senadores, governo do Estado, ministro da Agricultura e Pecuária e ao presidente da República.