Vereadores aprovam projeto que concede título de cidadão frederiquense ao empresário Leo Balestreri

por Ascom/Câmara FW publicado 15/03/2016 23h00, última modificação 15/03/2016 23h00
Entrega da honraria será feita através de sessão solene, em data a ser marcada pela Mesa Diretora

Os vereadores de Frederico Westphalen reuniram-se na noite dessa terça-feira, 15, para mais uma Sessão Ordinária. Em relação à pauta, um projeto foi encaminhado para análise das comissões e outros dois foram aprovados, além do encaminhamento de indicação ao Poder Executivo.

Em Matéria do Poder Legislativo, os vereadores encaminharam à Administração Municipal a Indicação Nº 017/ 2016, que indica melhorias na Rua Duque de Caxias, bairro Santo Inácio, no trecho compreendido entre o trevo da BR 386 até a Rua Santo Cerutti.

Na ordem do dia, com pareceres favoráveis das comissões de Comissão de Constituição, Justiça e Legislação; de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário; e de Desenvolvimento Urbano, Serviços Públicos, Agricultura e Meio Ambiente, ocorreu a aprovação por dez votos favoráveis e nenhum contrário do Projeto de Lei Nº 016/2016, autorizando a doação de imóvel urbano à Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS, para construção da sede própria da instituição de ensino. Conforme lembrou o vereador Diogo Duarte, a doação foi aprovada no ano passado, e o novo projeto apenas especifica detalhadamente o imóvel para adequação da nova escritura.

Outro destaque da sessão refere-se à aprovação também por unanimidade do Projeto de Decreto Legislativo Nº 02/ 2016, que concede título de cidadão frederiquense ao empresário Leonir Angelo Balestreri. A entrega da honraria será feita em sessão solene, em data a ser marcada pela Mesa Diretora da Câmara de Vereadores.

Em sua manifestação, o vereador Vilnei Giacomini ressaltou o envolvimento do empresário com entidades sociais e assistenciais e lembrou dois grandes investimentos realizados em Frederico Westphalen, quando participou da reabertura do frigorífico no momento em que o município enfrentava dificuldades, e mais recentemente através da granja São Paulo, que está sendo instalada no interior do município. Conforme ressaltou o vereador, mesmo com o custo entre 10 e 15% maior comparado a outras áreas, Balestreri optou por manter o investimento no município. “Nós estamos falando da maior honraria que esse Legislativo pode conceder a uma pessoa, a um integrante da nossa comunidade; quando nós entregamos um título de cidadão frederiquense a quem não é daqui, nós estamos homenageando aqueles que ajudaram a construir a nossa história”, ratificou.

Nessa mesma linha, o vereador Nelson Buzatto lembrou que a entrega do título de cidadão frederiquense “oficializa o que já é na prática” em função da contribuição que o empresário já teve no que se refere ao crescimento de Frederico Westphalen, assim como as manifestações dos vereadores Gildo Bussatto e Edson Dalmolin.

Ainda na Sessão Ordinária dessa terça-feira, os vereadores encaminharam para análise das comissões o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, Nº 017/ 2016, que autoriza Convênio de Cooperação com o Piquete Gaúchos do Alto Alegre para a realização do 10º Rodeio Crioulo Interestadual no período de 8 a 10 de abril de 2016.

Lucas Faustino/ Assessoria de Imprensa