Vereadores conhecem o trabalho das profissionais da Padaria Comunitária do Município

por Ascom/Câmara FW publicado 18/07/2022 20h24, última modificação 18/07/2022 20h24
Elsa Tiburski e Oraide Basso são responsáveis por fazerem os pães quentinhos que são distribuídos diariamente nas creches municipais

Trabalhos na Padaria Comunitária do Município são desenvolvidos por dona Elsa e dona Oraide (Foto: Gustavo Menegusso)

Quem passa no clarear do dia pela Rua Miguel Couto, aos fundos da Câmara de Vereadores, está acostumado a sentir aquele cheirinho gostoso de pão assando no forno. No entanto, o que os moradores não sabem é que ali funciona uma Padaria Comunitária do Município, onde são produzidos mais de 100 pães por dia, que são distribuídos diariamente às creches municipais.

Com o intuito de conhecer mais sobre o trabalho da Padaria Comunitária e quem são as profissionais responsáveis pelos pães quentinhos e gostosos, os vereadores Gabriel Lamonatto e Jacques Douglas de Oliveira fizeram um visita ao local na manhã desta segunda-feira, 18. Na oportunidade, os edis encontram dona Elsa Tiburski e Oraide Basso, duas servidoras com mais de 30 anos dedicados à profissão. “Começamos às 5 horas e paramos somente às 11 horas, quando os motoristas da Educação chegam para levar os pães”, explicou Oraide.

De acordo com Elsa, de segunda a quinta-feira o trabalho é voltado para o município, principalmente com os pães para as Emeis e a sexta-feira é livre para atender demandas das comunidades. “Estamos sempre ajudando as comunidades ou nossas entidades. Elas trazem os produtos e nós auxiliamos com a mão de obra. É um serviço gratuito. Ajudamos recentemente no Jantar das Massas da Linha 21 de Abril, para os Cursilhos e na última semana ficamos o dia todo ajudando na confecção das cucas da festa da etnia alemã”, comentou Elsa.

Toda a manutenção dos maquinários fica por conta do município. “Com certeza, é algo muito barato para o retorno que se tem para as comunidades”, destacou Lamonatto.

Para Oliveira, a visita teve a finalidade de divulgar a padaria comunitária, mas principalmente o serviço prestado pela dona Elsa e a dona Oraide, muitas vezes, pouco reconhecido pela comunidade. “Elas estão aqui cedinho, todos os dias, e muitas vezes não ganham nem um muito obrigado, porém mesmo assim estão sempre dispostas e com este sorriso no rosto”, finalizou o vereador.