Apae busca apoio do Legislativo para construção de Centro de Atendimento em Saúde

por Gustavo Menegusso publicado 28/08/2023 12h20, última modificação 28/08/2023 12h20
Direção da entidade apresentou projeto aos vereadores, em reunião realizada na Câmara Municipal

Reunião ocorreu no dia 14, na Câmara de Vereadores (Foto: Eliége Gomes)

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), de Frederico Westphalen, participou de uma reunião com o Poder Legislativo, na segunda-feira, 14, para apresentar o projeto do Centro de Atendimento em Saúde. O objetivo foi pedir o apoio dos edis para a construção deste Centro junto à Apae, visando o atendimento do público com deficiência intelectual e múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além da direção da entidade, também participaram representantes da Secretarias de Saúde e Educação.

Na oportunidade, o presidente da Apae, Chester Francescatto, e a diretora, Jussania Basso Bordin, discorreram sobre o trabalho que vem sendo realizado pela entidade há mais de 40 anos. “Atualmente, a Apae atende cerca de 170 usuários com deficiência intelectual, múltipla e TEA, oriundos de vários municípios da região, entre eles, Ametista do Sul, Caiçara, Palmitinho, Vicente Dutra, Vista Alegre e Taquaruçu do Sul, além do município de Frederico Westphalen, sendo que a grande maioria destes alunos e seus familiares apresentam-se em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Especificamente no ano de 2022, na área da saúde, a entidade realizou 10.116 atendimentos clínicos ambulatoriais, nas áreas da fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e neurologia, além de 454 atendimentos de Equoterapia, 648 de Hidroterapia e 1.840 atendimentos em Estimulação Precoce (crianças de 0 a 3 anos e 11 meses). A instituição também oferta grupos terapêuticos com os pais dos usuários, com vistas a oferecer momentos de diálogo, discussão e reflexão a partir de demandas e necessidades apontadas pelas famílias”, relatou Francescatto.

Aumento de crianças diagnosticadas com TEA

De acordo com a direção da Apae, a ampliação da infraestrutura é uma preocupação latente da instituição, principalmente em razão do crescente aumento de crianças diagnosticadas com TEA, que estão buscando os serviços disponibilizados pela Apae. “Isso tem gerado muita preocupação, pois a estrutura física disponível já não comporta mais o ingresso de novos usuários. A Apae sempre primou pelo atendimento ágil e eficiente do público que busca seus serviços. Todavia, a limitação em seu espaço físico tem ocasionado, pela primeira vez em sua história, fila de espera para os serviços em saúde, tendo, atualmente, cerca de 50 crianças em fila de espera para atendimento. Nesse contexto, faz-se necessário e urgente o investimento proposto, haja vista, suprir a demanda atual de crianças em fila de espera para atendimento na área da saúde, bem como proporcionar aos nossos profissionais condições adequadas para a excelência dos serviços”, comentou Jussania.

Os recursos para o projeto

Conforme apresentado pela Apae, o valor total do projeto do Centro de Atendimento em Saúde é estimado em R$ 1.057.750,00, considerando a área a ser construída de 257,50 m².

Para auxiliar nesta demanda, o vereador Jacques Douglas de Oliveira sugeriu que cada edil pudesse buscar recursos de emendas parlamentares junto aos seus deputados. Já a vereadora Aline Ferrari Caeran comentou sobre a possibilidade de o Poder Legislativo disponibilizar o montante necessário, ou parte dele, por meio das sobras orçamentárias da Câmara. A Mesa Diretora ficou de se reunir com o Executivo Municipal nas próximas semanas para deliberar sobre o assunto.