Jogador Gabriel Busanello recebe Moção de Aplausos do Poder Legislativo de Frederico Westphalen

por Gustavo Menegusso publicado 05/01/2024 10h25, última modificação 05/01/2024 10h28
Homenagem foi entregue ao atleta na quarta-feira, 3, na residência da família, no Distrito de Castelinho

Moção foi entregue pelo vereador Belonir Vendruscolo na quarta-feira, 3 (Foto: Gustavo Menegusso)

omo forma de agradecimento por levar o nome de Frederico Westphalen pelo mundo afora, além de valorizar o esporte por meio do reconhecimento de talentos natos, o Poder Legislativo homenageou na quarta-feira, 3, o jogador Gabriel Dal Toé Busanello com uma Moção de Aplausos. A entrega da honraria foi realizada pelo propositor da homenagem, vereador Belonir Vendruscolo, na residência da família, no Distrito de Castelinho, local onde Busanello deu os primeiros passos no mundo do futebol. “Tomei a iniciativa de prestar essa homenagem pelo teu trabalho como jogador de futebol e o que você vem fazendo, representando com muito orgulho a nossa cidade. É o nosso reconhecimento de Frederico Westphalen, um gesto de carinho de todos os vereadores, indistintamente de partido político. Desejamos a você muita saúde, felicidade e que Deus te abençoe para seguir tua carreira e alcançar grandes objetivo na sua vida”, disse Vendruscolo durante a entrega da Moção.

- Obrigado a todos. É um prazer sempre estar podendo representar Frederico para o mundo afora e fico muito feliz de ter recebido essa moção de Aplausos, essa homenagem aqui da Câmara de Vereadores. Muito obrigado! –, agradeceu Busanello.

Atualmente, o jogador frederiquense está atuando na Suécia, no time do Malmö, onde foi campeão do campeonato sueco, em 2023, além de ter sido escolhido o melhor lateral esquerdo da competição.

A trajetória de Busanello

Natural do Distrito de Castelinho, em Frederico Westphalen, Gabriel Busanello deu seus primeiros passos no futebol no clube local, o Grêmio Esportivo Castelinho. Após despontar nas escolinhas de futebol do clube, foi revelado pelo União Frederiquense em 2015, onde foi um dos grandes destaques do time campeão da Copa Valmir Louruz.

Em 2016, jogou a divisão de acesso pelo União e sua habilidade em campo despertou o interesse de alguns clubes brasileiros, mas foi com a Chapecoense que o jovem acertou o seu destino iniciando no time sub-20, sendo promovido no início de 2017, durante a campanha do time no Campeonato Catarinense, pelo técnico Vagner Mancini.

Em 2019, foi anunciado o retorno de Busanello ao União Frederiquense por empréstimo. Em 2 de maio de 2019, o jogador foi para o Hercílio Luz Futebol Clube para a disputa da Série D. E, na metade da temporada, foi anunciado o seu empréstimo ao Pelotas. Em 2020, Busanello retornou à Chapecoense, o sucesso dentro de campo, fez a Chape antecipar as conversas para renovação, com o novo vínculo assinado até dezembro de 2022.

No dia 9 de fevereiro de 2022, Gabriel Busanello teve seu empréstimo ao Dnipro-1 oficializado por um contrato válido até o final da temporada, porém, não houve disputas devido ao cancelamento do Campeonato Ucraniano de 2021–2022 por conta da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Retornando ao Brasil em 19 de março de 2022, foi oficializada a contratação do atleta frederiquense pelo Juventude. Na volta para a Europa voltou ao Dnipro-1 para jogar o Campeonato Ucraniano. No dia 19 de janeiro de 2023, foi anunciada a sua contratação pelo Malmö da Suécia, com quem tem contrato até 2027.

Em novembro de 2023, o jogador, que foi formado pelo União Frederiquense, sagrou-se campeão da principal liga da Suécia: a Allsvenskan. Além disso, esteve na seleção de melhores jogadores do Campeonato Sueco, sendo eleito o melhor jogador de sua posição, lateral-esquerdo.

Moção de Aplausos Gabriel Busanello (6).jpg