Legislativo de FW se mobiliza em prol de UTI Neonatal e Pediátrica para a região

por Ascom/Câmara FW publicado 28/07/2022 17h00, última modificação 28/07/2022 17h03
Moção de Apoio foi lida na Sessão Ordinária da terça-feira, 26, que também foi marcada por um emocionante relato do pai do pequeno Rhavi Correa dos Santos

Vereadores ao lado da família do pequeno Rhavi Correa dos Santos, na Sessão Ordinária da terça-feira, 26 (Foto: Gustavo Menegusso)

A falta de vagas em UTI Neonatal e Pediátrica no Estado vem preocupando cada vez mais a comunidade frederiquense e regional. Recentemente, dois bebês de Frederico Westphalen precisaram urgentemente de leitos em UTI e conseguiram somente a partir de mobilizações de profissionais e ações judiciais contra o Estado. Em um dos casos, inclusive, a criança só foi conseguir vaga na cidade de Chapecó (SC). No outro, o do pequeno Rhavi Correa dos Santos, foi necessária uma verdadeira “operação de guerra”, como definiu o pai do bebê, Clayton Braga Correa, em vídeo apresentado durante a Tribuna Popular, na Sessão Ordinária da terça-feira, 26. Após ação judicial da Defensoria Pública, e com a ajuda da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, Rhavi conseguiu um leito no Hospital Conceição, em Porto Alegre, onde precisou ser transportado por ambulância e avião especializados. “Não podemos achar que isso é normal. O meu filho conseguiu se salvar, mas quantos bebês já vieram a óbitos por não encontrarem vaga em UTI?”, comentou o pai.

Neste sentido, buscando unir forças em prol de uma UTI Neonatal e Pediátrica no município ou na região, o Poder Legislativo de FW fez uma Moção de Apoio, que foi lida durante a Sessão. A proposta foi do presidente da Casa, Leandro Mazzutti, em conjunto com os vereadores de todas as bancadas. “Vimos por meio desta apelar para que sejam realizados esforços para a implementação e abertura de uma UTI Neonatal e Pediátrica em nosso município ou até mesmo na nossa região, em um raio de até 100 km. Encaminharemos o Moção para o prefeito, Amzop, Coordenadoria Regional de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Governador do RS, Ministério da Saúde, deputados estaduais e federais e ao presidente da República”, destaca Mazzutti.