Por dentro do Poder Legislativo em 2023 – Os Líderes de Bancada

por Ascom/Câmara FW publicado 10/01/2023 09h43, última modificação 10/01/2023 09h43

Os Líderes e Vice-Líderes de Bancada deste ano foram indicados por suas representações partidárias à Presidência da Câmara na Sessão Ordinária do dia 20 de dezembro de 2022, data em que também foi eleita a nova Mesa Diretora.

O Líder de Bancada é o porta-voz de uma representação partidária e o intermediário autorizado entre ela e os órgãos da Câmara.

De acordo com o Regimento Interno, é de competência do Líder, além de outras atribuições que lhe são conferidas, a indicação de Vereadores de sua Bancada para integrar as Comissões Permanentes e Temporárias.

O Líder assume a titularidade das proposições dos Vereadores que estejam licenciados ou afastados e de ex-vereadores que integraram a sua Bancada. Pode o Líder usar "Declaração de Líder" em qualquer fase da Sessão para comunicações urgentes. Quando a Declaração de Líder é requerida durante a Ordem do Dia, a manifestação somente pode versar sobre a matéria em discussão. Nas Sessões Plenárias Extraordinárias, a Declaração de Líder pode ser requerida uma única vez, devendo versar sobre a matéria em discussão.

Ausente o Líder, o Vice-Líder terá a prorrogativa de Líder.

Líderes e Vice-Líderes de Bancada em 2023

MDB