Presidente propõem Audiência Pública para debater destino do casarão do Cemapa

por Ascom/Câmara FW publicado 30/12/2021 18h06, última modificação 30/12/2021 18h06
Reunião nesta manhã, no local, indicou inviabilidade de recuperação do espaço
Presidente propõem Audiência Pública para debater destino do casarão do Cemapa

Representantes de diversos seguimentos participaram da reunião que estabeleceu essa consulta pública para definir o que será feito com o casarão - Foto: Heloise Santi

Nesta quinta-feira, 30, o presidente da Câmara Jorge Alan Souza juntamente com os vereadores Leandro Mazzutti e Raul Pazuch da Silva participaram de uma reunião consultiva, promovida pelo executivo, a fim de debater sobre o destino do casarão da Cemapa que fica na área verde em frente à prefeitura.

De acordo com o prefeito em exercício, João Vendruscolo, a reunião tinha caráter consultivo e, também, para que os convidados conhecessem o local, já que muitos nunca haviam adentrado na área. “Temos um laudo técnico que afirma que a casa de madeira está totalmente comprometida, devido ao longo período sem reformas. Já a casa de alvenaria, pode tranquilamente ser reformada, a ideia de traze-los aqui é justamente para que vocês possam olhar de perto as condições de cada edificação”, disse.

O engenheiro da prefeitura, Sérgio Grassi, apresentou um laudo onde se constata a presença massiva de cupins em, praticamente, toda a estrutura o que há compromete e inviabiliza a reforma do espaço.

Visando ampliar o debate o presidente do legislativo, Jorge Alan, sugeriu que seja feita uma audiência pública expondo a visão técnica e ouvindo a sociedade sobre a as casas e, na sequência, sobre o uso do espaço. “É um espaço riquíssimo que deve ser pensado ambientalmente, por ser um parque verde no centro da cidade, culturalmente para que tenhamos coisas voltadas a cultura e posamos receber as famílias os jovens, ao mesmo tempo contemplando a educação com espaço para biblioteca, memorial, museu e não podemos esquecer que há a possibilidade de agregarmos o espaço que hoje é da Polícia Civil, desde que a gente viabilize um novo espaço e a construção de uma delegacia para o município. O primeiro passo, no entanto, é ouvir a comunidade e respeitando o período de 15 dias para divulgação podemos realizar, enquanto Câmara, uma primeira audiência pública sobre o tema”, pontuou.

De acordo com o executivo o projeto de uso da área deverá ser desenvolvido em etapas, contemplando diversos seguimentos – há o indicativo de um espaço de lazer arborizado, biblioteca, memorial, concha acústica, espaço pet, playground, cesta de basquete dentre outras estruturas a serem definidas.

A presidente do Conselho Municipal de Cultura, Heloisa Sampaio, que também participou da reunião pontuou a importância de ouvir toda a sociedade e setores envolvidos para que se consiga manter a história, a cultura e tudo o que está envolvido e, ao mesmo tempo, se consiga dar andamento neste projeto e a comunidade possa usufruir do espaço.

Nos próximos dias a Câmara Municipal deverá receber da prefeitura o pedido para a formalização da audiência pública com data e horário a ser divulgado.