Presidente Raul Pazuch da Silva representa Câmara de FW no lançamento do “Cresol Siga”

por Ascom/Câmara FW publicado 20/01/2023 13h46, última modificação 20/01/2023 13h46
Projeto visa desenvolver as comunidades por meio do financiamento para saneamento, infraestrutura e gestão da água

Lançamento ocorreu nesta sexta-feira, 20, no Salão Nobre da AEFW (Foto: Gustavo Menegusso)

Com a presença de várias autoridades da região e representantes de instituições, a Cooperativa de Crédito Cresol Raiz lançou na manhã desta sexta-feira, 20, o “Cresol Siga”, um projeto em parceria com a organização norte-americana sem fins lucrativos Water.org, que visa desenvolver as comunidades por meio do financiamento para saneamento, infraestrutura e gestão da água. O Poder Legislativo de Frederico Westphalen, representado pelo presidente Raul Pazuch da Silva, prestigiou o lançamento, que ocorreu no salão nobre da Associação Empresarial (AEFW).

Por meio do projeto, a cooperativa irá oferecer linhas de créditos para construção de banheiros ecológicos, por exemplo, fossa séptica com filtro ou fossa biodigestora, conexões de água, poços rasos e artesianos, filtros para melhorar a qualidade da água, sistema de reaproveitamento de água da chuva, dentre várias outras possibilidades.

Após a apresentação do “Cresol Siga”, realizada pelo presidente da Cooperativa, Cledir Magri, o público também tirou algumas dúvidas sobre a iniciativa. Um dos questionamentos foi feito pelo presidente da Câmara acerca do Marco do Saneamento Básico. Pazuch perguntou sobre a possibilidade de o projeto contemplar grandes investimentos dos municípios nesta área. “A ideia é que consigamos nos preparar para atendermos pequenos, médios e grandes projetos, com pequenos e grandes impactos. Então, queremos sim fazer essa análise, essa discussão e até fazermos um consórcio entre as cooperativas para que consigamos sim atender os municípios nesta demanda”, respondeu Magri.

Mais informações sobre o projeto no @cresolraiz