Primeira Semana Municipal da Pessoa com Deficiência será realizada em FW no mês de agosto

por Ascom/Câmara FW publicado 30/06/2022 11h41, última modificação 30/06/2022 11h41
Planejamento da programação voltou a ser pauta de encontro entre vereadores, secretários e representantes de instituições de ensino e entidades

Reunião de planejamento ocorreu na Câmara de Vereadores (Foto: Gustavo Menegusso)

Trabalhar a inclusão nas suas mais diferentes áreas, desde a escola até o mercado de trabalho. Esse é o principal objetivo da 1ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência (PcD) de Frederico Westphalen, prevista para ocorrer entre os dias 22 e 27 de agosto. Para dar um novo passo na construção desta programação, o Poder Legislativo promoveu mais um encontro com representantes de entidades e instituições de ensino do município, do Sesc, secretários e integrantes da Equipe Multidisciplinar da Secretaria de Educação. A reunião ocorreu na terça-feira, 21, na Câmara de Vereadores, e foi coordenada pelo segundo-secretário, edil Raul Pazuch da Silva, autor do projeto de lei que criou no ano passado a Semana Municipal. O presidente do Legislativo, Leandro Mazzutti e o vice-presidente, Belonir Vendruscolo, também participaram do momento.

Durante o encontro, foram apresentadas propostas de atividades a serem realizadas entre os dias 22 e 27 de agosto, dividindo a Semana por setores, com ações no Poder Legislativo, na Associação Empresarial (AEFW), e nas áreas da Saúde, Educação e Esporte. “São palestras, capacitações para os empresários e professores e também atividades culturais e de esporte e lazer”, detalhou Pazuch.

Na Câmara de FW, além da disponibilização do Plenário para capacitações, também haverá um momento, durante a Sessão Ordinária do Legislativo, para um depoimento de uma PcD, para relatar sua experiência de vida, desafios e habilidades. Ainda, em parceria com o IFFar/FW, será estudada a possibilidade de ser transmitida uma Sessão Ordinária, ou alguns momentos, na Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Diversas ideias e possibilidades surgiram durante a reunião, agora vamos cuidar dos últimos detalhes junto aos profissionais de cada área para fecharmos a programação da nossa Primeira Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Agradeço a todos os que participaram e enriqueceram esse importante debate sobre a inclusão”, finalizou Pazuch.