Produtores rurais usam espaço da Tribuna da Câmara para ressaltar a importância da securitização e convidar a comunidade para apoiar mobilização do dia 16

por Gustavo Menegusso publicado 12/06/2025 15h41, última modificação 12/06/2025 15h41
Momento ocorreu na terça-feira, 10, durante a Sessão Ordinária
Produtores rurais usam espaço da Tribuna da Câmara para ressaltar a importância da securitização e convidar a comunidade para apoiar mobilização do dia 16

Na oportunidade se manifestaram o empresário do setor agro, Fernando Zimermann e o agricultor de Osvaldo Cruz, Rodrigo Marion

Na terça-feira, 10, durante a Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram um espaço de fala aos agricultores e representantes do movimento pela securitização das dívidas rurais dos produtores gaúchos. Na oportunidade se manifestaram o empresário do setor agro, Fernando Zimermann e o agricultor de Osvaldo Cruz, Rodrigo Marion.

- Em nome de todos os agricultores que estão nesta luta queremos agradecer esse espaço que o Legislativo está dando. Esse movimento pela securitização começou no RS há mais de 30 dias, é um estado inteiro praticamente pedindo socorro por essa prorrogação das dívidas. Esses dias conversei com um produtor de São João do Porto que disse que a última securitização que teve foi em 1995, quando então esse agricultor que tinha comprado um trator e não conseguia pagar, e praticamente iria abandonar a lida no campo, conseguiu parcelar a dívida em 30 anos e agora, em 2025, ele está terminando de pagar a última prestação do trator. Então, a securitização viabilizou a permanência deste produtor no campo –, relatou Zimermann.

Marion também destacou a importância da securitização. “É necessário destacar aqui que os agricultores estão pedindo um prolongamento das dívidas e não a anistia. Não queremos nada de graça, só estamos pedindo um prazo maior para que possamos pagar, tendo em vista todas as intempéries que tivemos nos últimos anos”, salientou o agricultor.

No espaço da Tribuna, os agricultores reforçaram ainda um convite a toda a população regional para uma mobilização que será realizada na segunda-feira, 16, em Frederico Westphalen. “Estamos em um grupo com mais de mil produtores mobilizados pela causa, com mais de 200 máquinas, para juntos fazermos uma grande mobilização. Iniciaremos, às 7 horas, reunindo os tratores, que às 8 horas estarão em frente ao Banco do Brasil. Ali teremos uma programação das 8h30min até as 11 horas, quando faremos um tratoraço até o distrito de Osvaldo Cruz”, detalhou Zimermann.

Após a manifestação dos representantes, a presidente da Câmara, Marizete Frozzi, também concedeu um espaço de fala ao prefeito, Orlando Girardi, que estava presente na Sessão e também manifestou apoio do Executivo aos agricultores.