Projeto Diálogos: vereadores vão até o Sine-FW para conhecerem demandas da agência

por Ascom/Câmara FW publicado 27/07/2022 11h20, última modificação 27/07/2022 12h24
Mesa Diretora conversou com a coordenadora Silvia Trennepohl

Visita da Mesa Diretora à coordenadora do Sine-FW (Foto: Geísa Pinheiro)

O Projeto Diálogos, da Mesa Diretora que atua no Poder Legislativo de Frederico Westphalen, continua percorrendo as empresas, entidades e órgãos do município. Na segunda-feira, 25, o presidente da Câmara, Leandro Mazzutti; o vice-presidente Belonir Vendruscolo e o segundo-secretário, Raul Pazuch da Silva visitaram a Agência FGTAS/Sine, onde participaram de uma conversa com a coordenadora Silvia Trennepohl.

Atualmente, o Sine de FW atua em 22 municípios da região e conta com mais de 60 vagas de empregos disponíveis em quase todas as áreas de atuação. De acordo com Silvia, as maiores demandas da agência hoje é a falta de acessibilidade, o pouco espaço para realizar os atendimentos, que são de forma presencial, e os cursos profissionalizantes.

Uma das possibilidades apontadas para sanar as carências da instituição seria se o Estado conseguisse repassar o prédio da antiga Receita Estadual para o Sine, ação a qual Silvia pediu ajuda da Câmara, enquanto órgão público. Em contrapartida, a agência repassaria seu espaço atual para a Secretaria Estadual de Saúde, para ampliação da 2ª Coordenaria Regional de Saúde.

Outras questões apontadas na visita foram o preconceito de muitas empresas para com Pessoas Com deficiência (PCD), pessoas com nome social, o preconceito de gênero, a falta de cursos técnicos profissionalizantes nas áreas com mais demandas na região e a baixa escolaridade dos jovens que estão chegando no mercado de trabalho sem o Ensino Médio completo. A falta transporte público interurbano também é um fator que acaba dificultando a contratação de pessoal para as empresas mais afastadas do Centro, por exemplo.

A Mesa Diretora agradeceu a atenção da coordenadora do Sine e deixou o Poder Legislativo à disposição para auxiliar nas demandas da agência naquilo que for possível e juntos buscarem soluções que possam beneficiar ainda mais a comunidade frederiquense.

A Agência FGTAS/Sine de Frederico Westphalen está localizada na Rua Monsenhor Vitor Batistella, 576.