Vereadores aprovam repasse mensal de R$ 10 mil para cirurgias em traumatologia no HDP

por Ascom/Câmara FW publicado 28/01/2021 16h00, última modificação 28/01/2021 16h24
Proposta encaminhada pelo executivo prevê o atendimento de casos eletivos, não contemplados no sobreaviso

Esta foi a segunda sessão extraordinária de 2021 - Foto: Heloise Santi

Nesta quarta-feira, 27, os vereadores de Frederico Westphalen aprovaram, em sessão extraordinária, dois projetos encaminhados pelo executivo. Um deles diz respeito ao repasse de R$ 10 mil mensais ao Hospital Divina Providência (HDP), para a realização de cirurgias eletivas em ortopedia e traumatologia.

A proposta (PL 006/2021) prevê a realização de, em média, 15 cirurgias eletivas ao mês, atendendo casos não caracterizados de urgência e emergência, com demanda reprimida no município. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Durante a discussão, no entanto, os vereadores apontaram a ausência da minuta do contrato que poderia esclarecer algumas dúvidas sobre a prestação do serviço bem como, indicaram a revisão dos valores para que o hospital, que oferecerá todo o material, não tenha prejuízos financeiros. “Minha sugestão para o executivo é que algumas questões sejam reformuladas, revisadas, para que as cirurgias e o material utilizado sejam de qualidade e que, também, seja possível mantermos a saúde financeira do HDP”, disse o vereador, Jorge Alan Souza, em sua manifestação.

O vereador Jacques Douglas de Oliveira, pontuou que o repasse se soma ao montante já destinado para a especialidade na modalidade sobreaviso, que atende casos de urgência e emergência. “Importante lembrar que a direção do HDP foi chamada para dialogar com as comissões, porém não compareceram na reunião”, completou o vereador, Giovani Sarturi.

Projeto de Lei 008/2021

O segundo projeto aprovado pela casa (PL 008/2021), trata de um ajuste técnico contábil, com alteração de algumas rubricas, que precisaram ser revistas na Lei Orçamentária, após orientação do Tribunal de Contas do Estado.

Conforme explicou a vereadora Aline Caeran, a proposta não gera grande impacto financeiro porque não altera valores. “ A alteração mais significativa está no artigo 2º do projeto que prevê abertura de credito adicional de R$ 5 mil para, por exemplo, o pagamento do salário família dos servidores, que não havia previsão, caso seja necessário”, exemplificou.